No dia 30 de abril de 2024, a Coopermil deu início a mais um novo projeto chamado Inteligência Agro Jovem Coopermil. O grupo conta com a participação de 42 jovens, com idades entre 16 e 25 anos, associados ou filhos de associados da Cooperativa. O objetivo do projeto é proporcionar qualificação aos jovens para que eles permaneçam no meio rural, empoderando-os como líderes jovens e sucessores de suas propriedades.
No primeiro encontro, o grupo contou com a presença do palestrante Speaker Alexandre Garcia, que abordou o tema “Criatividade e Inovação para Liderar no Agronegócio. Além de apresentar dados e informações relacionadas ao tema, Alexandre realizou diversas atividades instigando a criatividade e o “pensar fora da caixa” dos participantes.
De acordo com organizadoras do projeto, Coordenadora de Educação Social da Coopermil, Patrícia Spielmman e Coordenadora de Marketing Andressa Streicher, a criação do grupo é a realização de um sonho: “Foi pensando na relação dos jovens com a Cooperativa, com o futuro do cooperativismo e com o desenvolvimento da comunidade, que surgiu a ideia do IA Jovem Coopermil. Nosso objetivo é oportunizar o desenvolvimento, incentivando os jovens a serem protagonistas do seu futuro, fomentando a liderança e inovação no Agro. Aproximar cada vez mais os jovens da Coopermil, fortalecer vínculos, visando sempre igualdade e crescimento, sendo apoio e colaborando em suas jornadas.”
O IA Jovem Coopermil tem apoio da Fecoagro/RS e da Sescoop/RS e será desenvolvido ao longo do ano com 8 encontros presenciais que abordarão temáticas pertinentes ao Agronegócio, mas em especial trabalhando questões de desenvolvimento pessoal e técnico, focando em temas que irão agregar no dia a dia de suas realidades, unindo teoria e prática, fomentando sempre o espírito de liderança jovem e inovação.
De acordo com o Presidente da Coopermil, Ernani Thober, este é um momento que ficará marcado na história da Coopermil, “Estamos muito felizes com o projeto que reforça nosso desejo de que os jovens participem ativamente das atividades da Cooperativa. Nosso desejo é de que possamos contribuir com sua formação e também com o fortalecimento da continuidade da agricultura familiar e do agronegócio para as futuras gerações, para que estejam preparados perante os desafios que possam surgir em diversas áreas”, destacou Ernani.