A noite de São Miguel das Missões foi iluminada pelo II Festival Internacional de Balonismo, que foi aberto nesta sexta-feira (26/4) com a presença do governador Eduardo Leite. O evento vai até domingo (28/4) com voos de balões e atrações culturais. Neste primeiro dia, o espetáculo ficou por conta do Night Glow, momento em que os balões são inflados e iluminados.
Durante a abertura, o governador falou sobre a vocação turística da região das Missões, impulsionada pela cultura e história das das reduções guaranis-jesuíticas, cujos 400 anos serão celebrados em 2026. “São Miguel tem um patrimônio histórico muito rico a partir do sítio arqueológico das ruínas jesuíticas, e agora também é iluminada por esse grande evento que é o Festival de Balonismo. Estou aqui não só para celebrar esse momento, mas também para reafirmar o compromisso do governo em apoiar as iniciativas que desenvolvam essa vocação turística, com planos de trabalho e investimentos que façam dessa região um destino turístico consolidado”, disse.
Leite participou da abertura ao lado do marido, Thalis Bolzan, do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, e do prefeito de São Miguel das Missões, José Roberto. O grupo também aproveitou a visita para conferir o espetáculo de luzes, que conta a história dos sete povos das missões, remetendo às origens do Estado. Ao longo de quase uma hora, as ruínas do sítio arqueológico são tomadas por efeitos de luz e som enquanto a história é narrada pela perspectiva da velha catedral, do povo tupi-guarani, dos jesuítas e dos colonizadores espanhóis e portugueses.