Repetindo medida tomada desde 2020, neste ano o governo federal volta a antecipar o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo pagamento acontecerá, em duas parcelas, nas folhas referentes a abril (no período entre 24/04 e 08/05) e maio (entre 24/05 e 07/06).
Desta forma, cerca de 2,3 milhões de gaúchos que são beneficiários do INSS terão recursos extras substanciais disponibilizados em seu orçamento, o que deve injetar na economia do Rio Grande do Sul algo em torno de 5,6 bilhões, da soma das duas parcelas. Isso representa a possibilidade de incremento das vendas do comércio estadual, especialmente nos meses de maio e junho.
Os aposentados, devem planejar a melhor estratégia para utilizarem os recursos oriundos da antecipação do 13º salário, seja renegociando dívidas ou efetuando novas compras. A principal delas é observar sua capacidade de pagamento mensal, para não criar débitos que não podem ser quitados futuramente. E, lembrar que com esta antecipação, o pagamento no final do ano não será efetuado.