As perspectivas e potencialidades da criação de suínos foram focos do 1º Seminário de Suinocultura realizado em Porto Vera Cruz, no último dia 05/03. Diante de sua importância, a atividade esteve inserida na programação oficial em comemoração ao 32º aniversário de emancipação política e administrativa, sendo promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio da Prefeitura e da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
O cenário municipal da suinocultura foi abordado pelo engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, André Rocha de Camargo. Os participantes do Seminário também acompanharam palestra sobre manejo e uso adequado de dejetos de suínos e possibilidade de geração de energia, com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Marco André Junges. Já as perspectivas da suinocultura para a região foram abordadas pelo empresário do setor, Leandro Birck.
O Seminário foi realizado em um contexto de expansão da suinocultura em Porto Vera Cruz. No município, está em fase de encaminhamento de documentação projeto para construção de uma Unidade Produtora de Leitões (UPL), com capacidade para 3 mil matrizes suínas, na comunidade de Linha Borboleta, em nome de Luís Hansen.
Porto Vera Cruz conta ainda com 20 unidades de terminação de suínos, com aproximadamente 23 mil cabeças, integrados com a Empresa Alibem e com a Empresa Birk, de Santo Cristo, além de uma creche, da empresa Valupi, com capacidade para 2 mil leitões.