Técnicos da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí aplicam método da Embrapa para calcular perdas na colheita de milho. A atividade faz parte do programa Pró-Milho/RS e, na última terça-feira (30/01), levou os técnicos até Linha Pessegueiro, interior de Bom Progresso, na propriedade de Michel Hansen.
“Nesta lavoura, há baixas perdas, o que significa que o produtor está fazendo corretamente a regulagem e manutenção da colheitadeira, além de andar na velocidade recomendada para o tipo de colheitadeira”, avaliou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Gilberto Bortolini. “É bom frisar, não dá para correr na lavoura”, insistiu Bortolini.
Níveis toleráveis de perdas, segundo pesquisas, ficam abaixo de 2 sacos/ha para milho.
CÁLCULO
Na lavoura, após a colheita, os técnicos da Emater/RS-Ascar delimitam uma área de 2m² levando em consideração a largura da plataforma de colheita. Em seguida, eles recolhem todos os grãos que foram desperdiçados dentro da área delimitada. Os grãos coletados são pesados e essa perda é estipulada para hectare. Perdas acima de 2 sacos/ha servem de alerta e indicam que o produtor terá de corrigir a regulagem da colheitadeira, ou diminuir a velocidade da operação.
O Pró-Milho/RS prevê, para as próximas semanas, avaliar outras lavouras na região de Ijuí.
NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES – Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE – Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS
PORTAL SUL DE FLORIPA – Tudo sobre a cultura, a história e o turismo do sul da ilha de Florianópolis SC