Na tarde dessa quarta-feira (31), o deputado Adolfo Brito (PP) foi eleito e empossado presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). Autoridades, amigos e familiares participaram da cerimônia, realizada no Plenário 20 de Setembro. O parlamentar sucede o então presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin (MDB). A nova gestão será de um ano.
Além de Brito, a Mesa Diretora será composta por Paparico Bacchi (PL) como 1º vice-presidente, Eliana Bayer (Republicanos) como 2ª vice-presidente, Pepe Vargas (PT) como 1º secretário, Vilmar Zanchin (MDB) como 2º secretário, Luiz Marenco (PDT) como 3º secretário e Dr. Thiago Duarte (União) como 4º secretário. Os suplentes de secretário serão Issur Koch (PP), Delegada Nadine (PSDB), Gaúcho da Geral (PSD) e Elton Weber (PSB).
Segundo o Regimento Interno da ALRS, a Mesa Diretora é eleita para um período de dois anos. No entanto, um acordo pluripartidário vem garantindo um revezamento das quatro maiores bancadas na presidência da Assembleia ao longo da legislatura, uma a cada ano, o que é possível devido à renúncia da Mesa ao fim do primeiro ano de cada biênio.
Em seu primeiro pronunciamento como chefe do Legislativo gaúcho, Adolfo Brito abordou o tema escolhido para sua gestão: reservação de água, irrigação e piscicultura.