Honraria destinada às entidades e pessoas que trabalham na preservação do legado de Jayme Caetano Braun e na divulgação da cultura gaúcha, o Piquete Entardecer no Pago será o homenageado com a “Medalha do Pajador”. O convite oficial foi realizado à entidade tradicionalista, na última segunda-feira (22), durante reunião da Comissão do Centenário, a qual coordena – em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTC) – as atrações em celebração ao grande poeta.
A entrega da homenagem ocorrerá no dia 30 de janeiro, terça-feira, integrando a programação em homenagem ao dia do nascimento do artista e também ao Dia do Pajador Gaúcho. Fundado em 15 de abril de 2007, o Piquete Entardecer no Pago o lema “Cultivando raízes de um passado de glórias”. Atualmente, a entidade tradicionalista tem como patrões Luiz César Rambo Brum e João Valdireno Rambo Brum, com a sede localizada na Rua José Bonifácio, nº 2264, no Bairro Raimundo Gomes Neto. Conforme os integrantes da entidade, o piquete tem o objetivo de mostrar que ninguém apaga as raízes culturais e que a Chama Farroupilha está bem viva em cada um. A entidade também incentiva a participação dos jovens, os quais representam o futuro e são os principais responsáveis por levar adiante a cultura gaúcha, os incentivando na descoberta do regionalismo.
MEDALHA DO PAJADOR – Instituída em 2018 e entregue anualmente, a “Medalha do Pajador” é patrocinada e confeccionada pelo escultor Vinícius Ribeiro. Em 2024, durante a solenidade, também será realizada a entrega de certificados às entidades tradicionalistas e personalidades que já receberam a honraria. Os agraciados com os certificados serão: CTG Galpão de Estância, DN Carlos Bastos do Prado, Piquete Cultivando a Tradição, Piquete Pago Xucro, Piquete Dragões do Rio Grande, Piquete Velho Casarão, Piquete Querência Aberta, Piquete Ponteiros do Rio Grande (ASSTBM), Piquete Querência do Bugio e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira.
PROGRAMAÇÃO – O ano de 2024 será marcado por programações em celebração ao centenário do grande pajador, Jayme Caetano Braun. Nesta terça-feira, a atividade inicia com uma cavalgada, a partir das 17 horas. O ponto de partida será a antiga casa do pajador, atual empresa Casa da Alface, próxima à Praça Cícero Cavalheiro. No local, às 17 horas, familiares de Jayme Caetano Braun realizarão o descerramento de uma placa, que será fixada no imóvel, informando sobre o período que o poeta morou no local. Após o ato solene, os cavalarianos seguirão em direção ao Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.
Na Praça do Pajador, as atividades iniciam às 18 horas, com a chegada da comitiva. No local, será realizada a entrega da Medalha do Pajador, promovida uma mateada e a degustação gratuita de arroz carreteiro, prato típico do município. Durante a comemoração, também será promovida uma tertúlia livre em homenagem a Jayme Caetano Braun. Os artistas interessados poderão se inscrever no local. As apresentações ocorrerão por ordem de inscrição.
Em caso de chuva, a programação do dia 30 será transferida para o CTG Galpão de Estância. A Prefeitura de São Luiz Gonzaga reforça o convite para que a comunidade prestigie as atrações do dia 30 de janeiro!
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Comissão do Centenário
Foto: Márcio Greff / Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga