Em reunião realizada nesta quinta-feira (28/12), em Porto Vera Cruz, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar entregou ao prefeito, José Andrade de Matos, e ao vice-prefeito, Doalcir Roque Segat, o Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) realizadas em 2023, assim como o Plano Operativo de ações que devem contemplar centenas de famílias do município em 2024. A entrega ratifica a parceria que viabilizou a 397 famílias do município o assessoramento da Instituição, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), ao longo do último ano. No total foram 7.565 atendimentos com repetição.
Os extensionistas esclareceram que todo o Plano, com as ações previstas para o próximo ano, foi elaborado com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, atendendo a necessidades e demandas do público do meio rural.
O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Gilberto Barbaro, destacou a importância de a administração municipal estar ciente também das atividades realizadas pela Emater/RS-Ascar, possibilitando que 650 pessoas, vinculadas a quase 400 famílias, pudessem acessar políticas públicas de âmbito estadual, federal ou municipal em 2023. “O relatório conta com registro de todas as ações e atividades que realizamos neste ano, são muitas famílias atendidas nos mais diferentes serviços. O trabalho realizado pela Emater, de assistência técnica e social continuada, tem como o objetivo fazer com que as políticas públicas cheguem, cada vez mais, ao público assistido”, afirma Barbaro.
Em Porto Vera Cruz, a equipe da Emater/RS-Ascar é formada pelos extensionistas Gilberto Barbaro, Neiva Marinês Bencke e Eliton Horn.