Ações Inovadoras do Município de Horizontina lideraram a 1° Edição do Prêmio Ações Inovadoras da Fronteira Noroeste. O Prêmio é uma iniciativa da AMUFRON e COREDE/FN, concedido aos municípios que inscreveram seus projetos de ações inovadoras desenvolvidos, através das Secretarias Municipais ou órgãos vinculados às administrações municipais.
O Ações Inovadoras tem como objetivo – Identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, desenvolvidas pelas administrações municipais e estimular o intercâmbio e a troca de experiências para a elaboração de políticas públicas nos municípios, além de promover e dar ênfase a defesa de políticas públicas que valorizem e respeitem a diversidade local e que possam ser divulgadas, valorizando tais iniciativas.
A primeira edição da premiação contou coma inscrição de 24 projetos, encaminhados por 12 municípios sendo que cada município poderia encaminhar até 5 projetos, nas áreas: Inclusão Social; Agricultura e Meio Ambiente; Educação, Esporte e Cultura; Industria, Serviços e Turismo; Saúde; Infraestrutura e Gestão Pública e Segurança Pública.
Horizontina conquistou cinco troféus:
Na área da EDUCAÇÃO – Biofilia na Educação Infantil: Os achadouros da infância nos quintais da escola.
Também obteve a primeira colocação em INCLUSÃO SOCIAL/ACESSIBILIDADE através do Projeto da Central de Libras.
A primeira colocação também veio em INCLUSÃO SOCIAL POLÍTICA PARA MULHERES com o Programa Novos Horizontes desenvolvido em parceria com a Emater RS/Ascar.
Outro prêmio em INCLUSÃO SOCIAL – Gestão Comunitária para a Gestão Sustentável – Vivendo a Comunicação Assertiva.
Outro projeto destacado como primeiro lugar foi na área da GESTÃO PÚBLICA com a Inovação e Sustentabilidade da Administração Tributária – um case de sucesso em Horizontina.
Os prêmios foram entregues por ocasião do Seminário Desenvolve Noroeste, realizado pela AMUFRON e Corede FN na segunda-feira, dia 18, junto ao MEA – Memorial da Evolução Agrícola de Horizontina. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, professores e diretores das Instituições de Ensino Superior da região participaram do encontro, onde também foi conhecida a atualização do PED 2010-2030 – Plano de Desenvolvimento Estratégico da Fronteira Noroeste com 19 Projetos Setoriais Prioritários, elaborado pela Unijui a partir da participação das lideranças.