Fronteira Noroeste

Aprhofest evidencia cultura e produtos da agricultura familiar de Santa Rosa

A 3ª edição da Aprhofest, evento promovido pela Prefeitura e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa), evidenciou a potencialidade da agricultura familiar através do evento, realizado de de 1º a 03 de dezembro, no Mercado Público Eclair Moraginski, em Santa Rosa. Durante os três dias de atividades, a festa recebeu mais de 4 mil visitantes e contou com a participação de 65 expositores, movimentando R$ 110 mil com a comercialização de produtos de agricultores e artesãos locais.

A ação contou com o apoio da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Cresol, Brphonia e Sicredi.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, destacou que a feira atingiu os objetivos e atraiu a comunidade regional. “A Aprhofest é uma feira acolhedora e que auxilia na geração de renda dos nossos produtores locais. Foram três dias de muito trabalho, mas também de apresentar para a comunidade de Santa Rosa e região os produtos e serviços de qualidade que são feitos aqui”, destacou, ao lembrar que o evento tem se consolidado como um atrativo referencial, realizado sempre no mês de dezembro.

A abertura oficial contou com a participação de diversas lideranças, entre elas o deputado federal Osmar Terra, o vereador Vitor de Conti, o vice-presidente da Aprhorosa, Juca Batista, o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa Guilherme Dahmer e o vice-presidente do Hortigranjeiros, Luís Carlos Frey.

Durante o evento, os visitantes puderam observar os resultados do investimento de mais de R$ 2 milhões de recursos públicos, desde 2021, na infraestrutura do Mercado Público e seus arredores, com obras de ampliação do estacionamento, pavimentação asfáltica, reforma do piso e banheiros. O objetivo foi melhorar a acessibilidade, o tráfego de veículos e assim permitir que mais pessoas possam frequentar a feira, que acontece semanalmente no local, às segundas, quartas e sextas-feiras.