Mais de 600 pessoas foram recepcionadas nesta quarta-feira (25/10) na Sociedade Tiradentes de Vila Salto, em Santo Cristo, em uma oportunidade de tríplice celebração: ação dos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, Encontro Municipal dos Clubes do Lar e de Mães e a comemoração dos 50 anos do Clube do Lar da comunidade anfitriã. O evento resultou da parceria entre os promotores, Cresol Essência, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Prefeitura de Santo Cristo, com o apoio da Fundação Educacional Machado de Assis (Fema) e Clubes do Lar e de Mães do município.
Diante da mobilização de pessoas vindas de diferentes pontos de Santo Cristo, além da recepção de comitivas de Alecrim e de Porto Lucena, o presidente da Cresol Essência, Vitoldo, Scharneck, lembrou que o sucesso do evento é resultado do trabalho de muitas mãos, assim como se pode alcançar importantes resultados em favor da melhoria da qualidade de vida com a união de esforços entre todos. A construção de um mundo melhor passa por ações que transformam, por isso, convidamos a todos a ser atores da história, afirmou.
A vice-prefeita de Santo Cristo, Loreci Finger Riewe, destacou que oportunidades como do encontro trazem perspectivas de vida cada vez melhores, ao apresentarem iniciativas que inspiram e encorajam diante dos desafios.
A importância das temáticas abordadas recebeu ênfase na fala da gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski. Para além do encontro, precisamos falar e cuidar da saúde e da vida todos os dias. Colocamos a Emater à disposição, assim como sabemos que podem contar com as demais instituições, para realizar um trabalho social, com olhar mais amplo sobre as demandas das famílias, salientou Ivânia ao reconhecer o trabalho realizado pela equipe municipal da Instituição.
Comprometidas na educação e promoção da saúde das famílias dos meios urbano e rural do município, as instituições aderiram às Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com vistas a incentivar e conscientizar mulheres e homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de diferentes tipos de câncer, de modo especial o de mama e o de próstata. Além destes cuidados, a programação oportunizou um momento de atenção à saúde mental e às relações sociais e interpessoais, através da palestra Tempo de Regeneração e Amor, conduzida por Jorge Trevisol.
Já na abertura do encontro a espiritualidade esteve presente, com a benção conduzida pelo pároco de Santo Cristo, Padre Tarso Alles, que lembrou a importância de uma vida de qualidade, feliz e digna.
A integração comunitária foi outro ponto de destaque na programação, especialmente, com a mobilização dos Clubes do Lar e de Mães assessorados pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.
Os Clubes do Lar de Santo Cristo possuem uma trajetória de quase 60 anos. Os grupos são formados por mulheres que residem nas comunidades rurais e traçaram uma trajetória baseada nos princípios de união, associativismo e empoderamento. O presidente do STR, Pedro Ullrich destacou a importância da trajetória de organização comunitária e social construída no município. Poder comemorar 50 anos de existência do trabalho com Clube do Lar não é pouca coisa. Através desta iniciativa da Emater, com posterior engajamento sindical e de outras entidades, foi possível promover o acesso a inúmeras informações e tecnologias que melhoraram a vida das famílias, afirmou Ullrich.
Durante o evento também foram celebrados os 50 anos de fundação do Clube do Lar Cinderela, da Vila Salto. Fundado em 3 de agosto de 1973, além de promover a inclusão social e produtiva de mulheres, a organização do Clube do Lar também fortaleceu a vida em comunidade. Com o tempo, temas importantes para a geração de renda, promoção da saúde, segurança e soberania alimentar e qualidade de vida passaram a ser incorporados nas reuniões do grupo. As trocas de experiências proporcionam vínculos que refletiram na organização social e comunitária. Em nome da comunidade anfitriã do encontro, a presidente do Clube do Lar Cinderela, Teresinha Schuster do Santos, destacou a satisfação em dar visibilidade ao trabalho comunitário e mobilizar um expressivo público em torno de temas tão relevantes.