A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios no Trabalho (CIPA) da Cooperativa Mista São Luiz tomou posse para sua 42º gestão no último dia 15/08/2024.
Todos os colaboradores eleitos e/ou designados realizaram previamente a devida capacitação que os qualificou para assumir a responsabilidade como prevencionistas junto as estruturas da Cooperativa.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios desempenha importante trabalho para assegurar que os locais de trabalho estejam em condições ideais para cada função desenvolvida. Trata-se de um instrumento de proteção à saúde e segurança eficiente, implementando medidas e ações aliadas entre a direção da Cooperativa e a CIPA, fazendo com que as áreas de negócios, colaboradores e a cooperativa sejam beneficiadas.
O novo Vice-Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios da Sede administrativa Felipe Andre Dilly comentou “que em sua primeira experiência como membro da CIPA tem como principal desafio e objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, além de tornar compatível a realização dos serviços dos profissionais com a promoção da saúde dos trabalhadores”.
A Presidente da CIPA Carla Daiane Modes Fiedler destaca que a comissão vem desempenhando um papel fundamental na garantia da segurança e saúde dos funcionários da cooperativa, identificando e prevenindo riscos ocupacionais, evitando acidentes e doenças no ambiente de trabalho. A CIPA também promove uma cultura de segurança dentro da cooperativa, fazendo com que os trabalhadores se sintam mais seguros e valorizados.
A gestão que finalizou o seu mandato apresentou os números das ações de prevenção e conscientização dos trabalhadores realizadas, registrando que a promoção da saúde foi o diferencia da gestão com grande participação dos colaboradores em ações como no Outubro Rosa, Novembro Azul, doação de sangue para comunidade, campanha de doações de alimento e higiene para vítimas das enchentes dentre outras. A adoção de sugestões em melhorias em ambientes de trabalho, campanhas educativas e de boas praticas no local de trabalho e promoção a saúde dos trabalhadores resultaram em uma redução significativa nos números de acidentes de trabalho.